sexta-feira, 30 de junho de 2017

Almofada de nó (knot pillow)

Hey! Olha que projeto legal pra você colocar em prática :)
 As almofadas de nó são tendência na decoração e super divertidas. As knot pillows são feitas de tubo de tecido e podem embelezar sua casa em diversos formatos. Pesquise no google as possibilidades de desenho que você pode criar com os tubinhos de tecido. ;)
Que tal aprender a fazer?! Fiz essa almofada pela primeira vez e quero te mostrar como foi o processo (incluindo os erros que cometi, haha). Você vai precisar de:
- Tecido de malha (escolha uma malha grossa, vou te explicar o porquê mais pra frente)
- Fibra de silicone (enchimento geralmente vendido em quilo)
- Alfinetes
- Tesoura
- Rolo de papel toalha 
-  Fita métrica
- Agulha e linha (caso você tenha uma máquina de costura melhor ainda, mas dá para costurar na mão)
Você vai cortar três tirar de 1,5 metros de comprimento e 20 centímetros de largura (você vai dobrar a tira e ela vai ficar com 10 centímetros de largura). Prenda as tiras dobradas com alfinete para ficar mais fácil de cortar:
Hora da costura! Eu não tenho máquina de costura, então costurei na mão mesmo. Mas se você tiver, não pense duas vezes: use, haha. Dá muito trabalho costurar à mão, fora que a costura na máquina fica bem mais certinha, quase imperceptível. Maaaas, não deixe de fazer por conta disso. As imperfeições dos trabalhos artesanais fazem parte. ;) 
Usei três pontos para costurar as laterais das tiras: primeiramente o ponto caseado para juntar o tecido. Depois usei o ponto alinhavo um pouco acima do ponto caseado para reforçar a costura. Fiz isso nas três tiras. Atenção: não costure as pontas.
Depois de costurar as laterais, vire as tiras do avesso para a costura ficar do lado de dentro do tubo:
Após virar todas as três tiras, faça um nó em uma das pontas de cada uma:
Pela outra ponta vamos colocar a fibra de silicone. Insira o rolo de papel toalha dentro da outra ponta e junte o tecido o máximo que você puder:
Com um pincel, caneta ou qualquer outro objeto longo empurre a fibra de silicone por dentro do rolo e vá enchendo aos poucos os três tubos:

Quando terminar de encher os três tubos, caso você queira reforçar um pouco mais a costura ou tenha sentido que o tecido ficou um pouco folgado, costure o ponto palito por cima da costura que você fez do lado avesso. Aí você me pergunta: mas essa costura não vai aparecer na almofada? vai sim, mas na hora que você for montar a peça, vire a costura para baixo, de forma que ela só fique à mostra nas costas da almofada. Eis uma das vantagens da máquina: a costura não fica aparente, então você pode usar a almofada dos dois lados. Olha como reforcei os tubos que fiz:
Depois, junte os três tubos costurando as pontas umas nas outras (utilizei o ponto palito novamente):
 E ficaram assim as junções dos tubos:
Olha o tamanho:
 Por que utilizar uma malha grossa?
Vou fazer uma pausa aqui para explicar um dos meus erros ao fazer a almofada de nó pra você não cometer também, haha. Comprei uma malha muito fina e adivinha o que aconteceeeeu? A fibra de silicone começou a sair nos furos do tecido e a almofada ficou cheio de pelo por fora. E quanto mais eu limpava, mais fibra de silicone saía. Pensa na bagunça! A única solução foi costurar mais três tubos para revestir os que estavam cheios de pelo. No final deu tudo certo, mas pensa no trabalho! Então, lição de casa: compre uma malha mais grossa, hahaha.

Voltando para o tutorial...
Depois de você costurar os tubos uns nos outros, é hora de dar os nós! Segui o tutorial dessa moça para fazer a peça, incluindo os nós, dá uma olhadinha (a montagem da almofada começa nos 9 minutos do vídeo):
Depois de finalizar os nós é só costurar as pontas uma na outra por detrás da almofada e prontinho! Suas almofadas a partir de agora estão mais divertidas!


E aí, gostou da almofada de nó?! Me conta!
Tutorial resumido:
Beijos

5 comentários:

  1. Que projeto bacana e desafiante (pra mim)! Vou salvar o link do tutorial para fazê-lo quando tiver a malha! Essa almofada é muito linda ^_^

    Adoro suas postagens! Já fiz algumas coisinhas que você ensinou aqui, Snoopy e unicórnio!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maura! Que bom que você gostou da almofada, obrigada pelo carinho <3

      Depois me mostra as fotos das peças que você fez :)

      Beijos

      Excluir
  2. Karoline, parabéns pelas suas peças, uma mais linda que a outra!
    Estou me deliciando no seu site! O seu passo a passo é espetacular!
    Bjo Maria Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Lúcia! Fico muito feliz que você esteja gostando!

      Beijos!

      Excluir