quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pátina

Técnica nova aqui no blog! Dá uma olhadinha no passo-a-passo ;)
Fiz uma caixinha com técnica de pátina e quero te ensinar também! Pra quem não conhece, a pátina em artesanato é um efeito que deixa as peças de madeira com uma textura meio rústica. Existem várias técnicas de pátina. Pra fazer essa caixinha, eu me inspirei na pátina mexicana, que segue o mesmo processo, mas utiliza várias cores. Nessa peça, eu usei apenas o rosa:
Confira os materiais necessários:
- Peça em mdf
- Cera em pasta
- Tinta acrílica de cor clara e de cor escura (utilizei o branco e o rosa)
- Lixa 
- Verniz acrílico brilhante
- Retalho de tecido (para passar a cera na peça)
- Pincel 
Primeiramente, passe uma camada da tinta mais escura na peça em mdf, espere secar e lixe:
Em seguida, passe mais duas camadas da mesma tinta, intercalando a secagem. Quando a peça estiver bem seca, espalhe um pouco da cera em pasta no retalho de tecido: 
Passe a cera em pasta em todo o local onde você irá fazer a pátina. Eu fiz na tampa, então espalhei a cera nela, tomando cuidado para não ficar nenhuma parte sem passar:
Eu isolei com fita crepe o interior da tampa para não manchar, porque só fiz a pátina na parte de cima:
Passe duas camadas da tinta mais clara em cima da cera em pasta, intercalando a secagem:
Agora é hora de lixar! Lixe na mesma direção na qual você pintou a peça. A ideia é retirar algumas lascas da tinta mais clara para que a tinta mais escura apareça. Cuidado para não lixar demais.
Olha o efeito que dá:
Em seguida, passe duas camadas de verniz acrílico brilhante em toda a peça. Eu fiz um enfeite de estêncil na base da caixa. Para conferir como fazer essa outra técnica, clique aqui.
Passo-a-passo resumido:
Beijos!

8 comentários: