sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Porta-papel higiênico em crochê

Confira tutorial simples para fazer um porta-papel higiênico com estilo. ;)
Estava em busca de uma receita de crochê para fazer um porta-papel higiênico, mas todas as que eu encontrei eram de modelos muito complicados ou muito ornamentados. Queria algo simples, então desenvolvi esse tutorial.
Você vai precisar de:
- Um rolo de barbante número 6;
 - Agulha de crochê número 4;
- Agulha de tapeceiro;
- Tesoura;
- Alfinetes.
Para começar, faça uma carreira de correntinhas. Pegue o papel higiênico para medir o tamanho dessa carreira. Ela vai definir a largura da peça. A partir das correntinhas, faça várias carreiras de pontos baixos, como na foto acima.
Eu queria uma peça que abrigasse três rolos de papel higiênico, então conforme fazia as carreiras de crochê, também ia medindo até ficar com o tamanho que eu desejava. Não tenho fórmula pronta de quantas carreiras você deve fazer, pois depende da circunferência do rolo de papel que você usa, bem  como de quantos você quer colocar na peça. Sugiro que você vá crochetando e medindo a peça até ficar no tamanho adequado. As divisórias para separar os rolos serão feitas por último.
Quando você tiver chegado em um número de carreiras suficientes para abrigar os rolos de papel higiênico, faça o acabamento para pendurar a peça. Basta fazer uma diminuição em cada ponta das carreiras finais, de forma que a peça vá afunilando. Utilizei a receita abaixo nessa etapa.
Ao final, utilize uma argola de chaveiro para pendurar. Prenda a argola na última carreira de pontos baixos. Também faça os mesmos pontos em volta da argola.
Para dividir as "casinhas" dos rolos, prenda um alfinete nas divisórias que você definir. Elas orientarão a costura. É importante colocar os rolos quando fizer esta divisão para que o resultado não fique diferente do esperado.



Agora basta fazer uma costura simples, juntando a parte da frente com a parte de trás do crochê. Utilize a agulha de tapeceiro nessa etapa. 
Seguindo o caminho apontado pelos alfinetes pregados na peça, faça uma costura entre os pontos de crochê da carreira, como se estivesse alinhavando a peça. 


 Esconda a sobra de linha da costura dentro das divisórias:
 Prontinho! 

Gostou da ideia? Me conta :)
Beijos

2 comentários:

  1. Olá Karoline. Que lindo trabalho! Admiro muito quem faz crochê. Parabéns!
    Bjs e um ótimo feriado para você.

    ResponderExcluir