sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Como reaproveitar caixote de feira - Mesinha de canto

Hoje tem tutorial de reciclagem! Confira:
É muito legal quando a gente consegue fazer uma decoração original gastando pouco. E é muito melhor quando a gente ainda ajuda o planeta. ;)

Hoje eu quero te mostrar uma mesinha de canto, que vira porta livros, feita com dois caixotes pequenos de feira. 

Materiais necessários
- Rolinho de espuma 
- Dois pinceis de cerdas grossas (um grande e um pequeno)
- Tinta acrílica ou tinta PVA (essa é de 500 ml, mas gastei metade do frasco para pintar os dois caixotes)
- Verniz acrílico brilhante  (gastei todo o frasco de 100 ml)
- 4 rodízios e respectivos parafusos
- Furadeira
- Lixa
- Caixotes (basta ir numa feirinha perto da sua casa que você consegue achar)

Passo a passo
Limpeza dos caixotes: antes de começar, é importante que os caixotes estejam limpos, facilita a pintura. Por isso, passe um pano úmido neles.
Polimento: lixe bem os caixotes para que eles fiquem lisos e com uma acabamento melhor. Utilizei a lixa grão 50, mas você pode usar uma menos grossa. Quanto menor o número do grão, mais grossa ela é.
Pintura: despeje a tinta em um prato ou outro recipiente e molhe o rolinho nela. Agora, aproveite a pintura! Eu passei três camadas de tinta em cada caixote e não dissolvi em água, justamente para a cor ficar mais forte. 
Nas extremidades do caixote, passe o pincel:
Verniz: para seus caixotes ficarem protegidos e com mais brilho, passe duas camadas de verniz acrílico brilhante puro, sem misturar com água. É importante que os caixotes estejam bem secos na hora de envernizar. Além disso, intercale a secagem de uma camada para a outra. Eu utilizei os pinceis para passar o verniz.
Encaixe dos rodízios: separe um dos caixotes para a colocação dos rodízios. O outro você colocará por cima. Com uma furadeira, faça furos nas extremidades do caixote e depois enrosque os quatro rodízios com os parafusos:
Tudo pronto! Preferi não colar um caixote no outro para ter liberdade de uso: posso fazer uma mesinha ou um porta livros e decorar de maneiras diferentes ;)
E aí, o que você achou?! Me conta nos comentários.
Beijos

3 comentários:

  1. Ficou lindo o reaproveitamento...
    Acho super bacana transformar essas caixas em peças decorativas e de organização, além de ficarem lindas é muito interessante a questão do reaproveitamento..

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ficou lindo , gosto muito de coisas assim recicláveis e criativas parabens

    ResponderExcluir