sexta-feira, 11 de maio de 2018

Moldura com bonequinhas da sorte

Olá! Você conhece as bonecas da sorte de Pernambuco? Confira uma forma de utilizá-las na decoração. 😉
Quem viajou para Pernambuco já deve ter visto essas bonequinhas para vender. Você pode comprar a unidade, elas são artesanais e fonte de renda para muitas artesãs. Confira mais sobre elas.
Você pode utilizá-las em diversas peças de artesanato e sua decoração ainda fica com uma pitada da cultura nordestina. Uma forma que encontrei para dar mais vida a elas é decorando molduras. Vi essa ideia em um restaurante de Maceió, que utilizou bonecas em tamanhos bem maiores em uma moldura de espelho. Ficou bem legal. Para colocar meu projeto em prática, também pensei em fazer um bordado no centro da peça, mas você pode usar uma foto ou mesmo um espelho, ao invés do bordado. 
Confira os materiais necessários para o projeto:
- Moldura em MDF;
- Tinta acrílica nas cores desejadas (para a moldura);
- Verniz acrílico brilhante (para a moldura);
- Pincel de cerdas macias e rolinho de espuma (para a pintura da moldura);
- Base acrílica (para o fundo da moldura);
- Lixa 400;
- Tecido de algodão cru (para o bordado);
- Linha meada preta (para o bordado);
-Tesoura;
- Cola universal;
- Cola quente;
- Bonecas da sorte.
Primeiro, bordei uma frase em ponto atrás no tecido de algodão cru. É importantíssimo medir o tamanho do bordado na moldura para ver se vai caber direitinho. Eu utilizo um bastidor número 16 para bordar, porque o tecido fica mais esticado e, dessa forma, é mais simples, mas é uma opção minha, você pode bordar sem o bastidor também.
Depois, parti para a pintura da moldura! Eu costumo fazer assim: passo uma demão de tinta na peça, lixo bem, e depois passo mais duas ou três demãos, intercalando a secagem. Após a última demão, com a peça bem seca, passo duas demãos de verniz acrílico, também intercalando a secagem.
No fundo da moldura, passei várias demãos de base acrílica. Por que também não pintei o fundo de amarelo? Porque pretendia colar o bordado nessa parte da peça. O amarelo iria aparecer no tecido de algodão cru, a base branca permite que o bordado apareça mais.
No fundo da moldura, passei duas demãos de verniz acrílico somente na parte detrás. Na parte da frente não foi necessário, porque iria colar o tecido bordado. Medi bem certinho o tecido para não ficar torto e depois passei cola universal nas bordas para fazer a colagem:
Depois de colar, cortei as sobras de tecido:
Feito isso, apliquei as bonequinhas na moldura com cola quente. Utilizei fuxicos também:

Depois é só parafusar as duas partes da peça:
No caso de peças que não vêm com parafusos, você pode colar uma parte na outra com cola universal e deixar secar bem antes de pendurar na parede. Até peças com parafusos podem ser reforçadas com a cola, gosto muito de usá-la no MDF. 
 E aí, o que você achou?
"Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos". 

Beijo procê!

2 comentários: