sexta-feira, 8 de junho de 2018

Manta de quadradinhos de crochê

Primeira manta do blog! Aprenda como fazer essa lindeza. ❤
Gente, saiu a primeira mantinha do blog! Ela foi toda feita em crochê com a linha Anne, montada quadrado por quadrado. Deu um trabalhinho, mas valeu a pena! Essa peça tem aproximadamente 80 cm em cada lado, mas você pode fazer do tamanho que quiser. Quer aprender? Confira os materiais necessários:
- 2 rolos da linha Anne na cor 1289 (amarelo)
- 1 rolo da linha Anne na cor 2194 (azul)
- 1 rolo da linha Anne na cor 3528 (vermelho)
- 1 rolo da linha Anne na cor 5638 (verde)
- Tesoura
- Agulha de crochê 1,75 mm
- Agulha de tapeceiro
Observações: você pode mudar as cores das linhas, acrescentar outras, fazer com menos cores, enfim...as possibilidades são infinitas! Coloquei essas cores porque foram as que eu usei. A cor amarela tem um rolo a mais porque a utilizei para juntar os quadrados e para fazer o acabamento. Os quadradinhos foram feitos com base nesse gráfico:
A receita de crochê acima conta com quatro carreiras de ponto alto, mas fiz uma a mais, então ficaram cinco carreiras. Se você não sabe a qual ponto cada símbolo corresponde, clique aqui. Cada rolo corresponde a 40 quadradinhos de crochê de cinco carreiras.
Eu coloquei as cores na seguinte ordem: verde, vermelho, amarelo e azul.
Para juntar um quadradinho no outro, utilizei o ponto caseado. Passei a linha Anne, com a ajuda da agulha de tapeceiro, em cada um dos pontos laterais:
Fui juntando de quatro em quatro:

Olha a quantidade!
Em seguida, juntei três conjuntos de quatro quadradinhos, formando as fileiras:
Depois juntei as fileiras umas nas outras, lembrando de inverter as cores de uma fileira para outra: se na primeira o quadradinho do início é verde, na segunda vai ser azul. Fiz isso para as mesmas cores não ficarem todas juntas. Dá uma olhadinha:
Hora de fazer o acabamento. Escondi todas as linhas que sobraram nos próprios pontos de crochê. Em seguida, fiz uma carreira de ponto alto em toda a volta da manta. Após a carreira de ponto alto, fiz esses biquinhos:
Não sei o nome desse ponto, mas fiz esse mini vídeo explicando como fazer (caso você saiba o nome do ponto, me escreva, que eu atualizo aqui 🙂):
E foi isso! A manta ficou ótima na minha cadeira. Você pode fazer para colocar no sofá, na cama ou mesmo aproveitar a ideia para fazer outras peças. 
Gostou da ideia? Espero que sim! 
Ah! Peças coloridas demais podem manchar (não é regra, mas pode acontecer). Se você tiver algum problema com manchas, lave a peça três vezes em água fervente e detergente neutro. Geralmente, a mancha sai. :) 

Beijos

4 comentários:

  1. muito lindo seu trabalho, to retomando meu crochê e quero unir uns square que fiz, vai ajudar muito, obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou e que vai te ajudar no seu projeto! Fico feliz.

      Beijos!

      Excluir
  2. Boa noite! Muito lindo! Quantos pontos para o anel? 6 ou 8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tem muito tempo que fiz, mas pela receita parecem ser três correntes e 15 pontos altos.

      Excluir